Criar uma Loja Virtual Grátis
REFLEXOLOGIA PODAL
REFLEXOLOGIA PODAL

O QUE É REFLEXOLOGIA PODAL

A reflexologia podal é uma técnica holística que estuda os reflexos nervosos causados, no corpo, por estímulos feitos nos pés. Acredita-se que, com o estímulo de terminações nervosas localizadas nos pés, é possível fazer a desobstrução de canais energéticos que possam estar causando certos problemas de saúde, além de naturalmente ativar a circulação e proporcionar relaxamento. De acordo com a reflexoterapeuta Cláudia Rosane, embora a maioria dos pacientes que buscam esse tratamento queixe-se de doenças - diabetes, pressão alta etc. - o dever do terapeuta não é tratá-las, mas cuidar da pessoa como um todo, com as abordagens física e emocional, o que facilitaria a recuperação da pessoa ou, ao menos, a convivência com o problema.

 

ORIGEM

Os registros mais antigos da reflexologia enquanto teoria e prática são de 5000 anos, no Egito, precisamente na tumba do médico Ankmahor. De acordo com Cláudia, as pinturas encontradas nas paredes mostravam pessoas aplicando esta técnica umas nas outras, levando a crer que ela era usada como tratamento para as mais variadas complicações de saúde, principalmente as que têm relação com a má circulação (edemas, inchaços e cistos, entre outras). Após isso, os estudos sobre reflexologia foram expressivos na Índia, China, Japão e outros países, notabilizando-se pela contribuição do médico norte-americano William Henry Hope FitzGerald, nos Estados Unidos. Após sua morte, sua enfermeira Eunice D. Ingham deu continuidade ao trabalho, chegando a mapear o corpo humano com as chamadas "zonas de terapia".

 

BENEFÍCIOS

Os principais benefícios da reflexologia são a liberação de toxinas, o relaxamento profundo, o fortalecimento emocional e o reforço da autoestima e do sistema imunológico.

É um método terapêutico que interage muito bem com tratamentos de saúde mais complexos; ao ativar e fortalecer os mecanismos de defesa do próprio corpo, a reflexologia faz com que o tratamento pelo qual a pessoa já esteja passando seja mais eficiente.

Os principais benefícios da reflexologia são a liberação de toxinas, o relaxamento profundo, o fortalecimento emocional e o reforço da autoestima e do sistema imunológico."

CONTRA-INDICAÇÕES

Embora a reflexologia seja um tratamento natural e não invasivo, há algumas contraindicações. Pessoas com trombose não devem fazer, pois existe o risco de o trombo avançar pela circulação - que é ativada pelos estímulos - até órgãos vitais, o que pode ser letal ou, no mínimo, deixar sequelas graves. Tanto é que uma das primeiras perguntas na ficha de anamnese do paciente questiona sobre histórico de trombose; caso o indivíduo tenha tido em alguma fase da vida, o terapeuta deve pedir que o médico responsável endosse a liberação, por escrito, para a aplicação.

A gravidez de risco é outra contraindicação da reflexologia, principalmente durante o 1º trimestre de gestação, que é a fase mais crítica e pode ser prejudicada por qualquer intervenção. Pessoas com câncer linfático no pé também devem evitar a técnica, assim como quem sofre de doenças psiquiátricas que podem alterar o comportamento bruscamente, como esquizofrenia, epilepsia e bipolaridade. Não é incomum que uma sessão desta terapia desencadeie uma crise, então o mais adequado é que se evite.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.5/5 (68 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página